Dados mostram os itens cujas vendas mais cresceram no supermercado e indica que brasileiro está cozinhando mais, mas pode estar tomando menos banho; veja:
O brasileiro está cozinhando mais e provavelmente tomando menos banho. Após meses em isolamento social, é possível perceber mudanças no comportamento do consumidor que indicam mais tempo na cozinha. Se no início da pandemia a maior preocupação foi em estocar papel higiênico, agora o brasileiro está comprando mais ingredientes para fazer bolos e massas.
Um estudo da empresa de programas de fidelidade Dotz com 2,3 milhões de consumidores indica quais foram os produtos mais comprados nos supermercados nos meses de abril e maio de 2020. O primeiro item da lista ainda está ligado à higiene: é o álcool. Mas depois dele vem uma lista de ingredientes para quem decidiu colocar a mão na massa, como creme de leite, fermento, massa fresca e azeite. (Veja abaixo a lista dos dez produtos que tiveram maior aumento nas vendas).
Os 10 produtos que tiveram o maior aumento nas vendas:
Álcool: 122%
Creme de leite: 27%
Fermento: 20%
Massa fresca: 17%
Azeite: 13%
Grãos/cereais: 13%
Condimento natural: 10%
Farináceo: 8%
Vinho: 7%
Leite condensado: 5%
“Esses são produtos de quem está colocando mão na massa, seja para o dia-a-dia, seja para uma indulgência. Os dados mostram que estamos nos tornando seres humanos mais autônomos e menos dependentes de congelados ou empregados”, afirma Fábio Santoro, vice-presidente da Dotz.
O executivo destaca ainda o crescimento na venda de vinhos, categoria que cresceu 7% entre o público em geral e 38% entre jovens até 30 anos. “Não faz sentido para o jovem tomar um energético para ficar em casa. Então eles estão começando a descobrir o vinho”, diz.
Os dados também mostram os itens que tiveram queda nas vendas. Itens de bomboniere, como chicletes, balas e chocolates tiveram queda de 35%. Segundo a Dotz, a redução provavelmente tem relação com a redução do número de clientes em lojas e com compras mais rápidas neste momento de pandemia.
Produtos mais caros também apresentaram queda elevada, como iogurte, com queda de 35%, amaciante, com redução de 34%, e sucos prontos, com queda de 31%.
Outras categorias que tiveram queda nas vendas estão ligadas a higiene pessoal. No mês de março, a Dotz verificou aumento de 21% nas vendas de papel higiênico. Porém, em abril e maio a queda nas vendas do item foi de 29%. Houve queda também em produtos como shampoo (12%), condicionador (15%), escova de dente (19%) e desodorante (28%).
“Em produtos como o papel higiênico, as pessoas acumularam e depois a venda caiu. Em outros produtos, é possível que haja uma mudança de comportamento. Aquelas pessoas que tomavam dois banhos no dia podem estar tomando só um, por exemplo”, diz Santoro.